Secretária de Educação acompanha seleção de alunos para Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

maio 9, 2024 0 Por

A primeira fase do processo seletivo dos alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa interessados em estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, encerra na próxima sexta-feira (10). Estão participando da seleção estudantes nascidos em 2013, 2014 e 2015, ou seja, crianças com idade de 9 a 11 anos.  

Na tarde desta quarta-feira (8), a secretária de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), América Castro, acompanhou a seletiva na Escola Municipal Apolônio Sales, no bairro de Cruz das Armas. “Ver todas essas crianças nos traz uma sensação de mais responsabilidade para que a gente possa trazer para a educação do município coisas melhores. Estamos oportunizando a nossa meninada a realização de um sonho, porque essas crianças têm um sonho de ser bailarinos e nós, enquanto poder público, tenta concretizar”, disse com alegria.  

A aluna Ayume Cavalcante, de 11 anos, está com esperança de ser selecionada e realizar esse sonho de estudar na Escola do Teatro Bolshoi. “Desde pequena eu assistia apresentações de balé. Com isso, me interessei e comecei dançar em casa. Minha expectativa é que eu possa ser uma das selecionadas”, afirmou.  

Todo o processo seletivo tem a supervisão da Divisão de Educação Física, Saúde e Esporte Escolar (Defise) da Sedec. “Na próxima semana iremos enviar por 1 doc a relação nominal das crianças classificadas para a 2ª fase, que será nos dias 23, 24 e 25 no Centro Escolar de Atividades Pedagógicas Integradoras (Cemapi), em Mangabeira”, explicou a representante da Escola do Teatro Bolshoi em João Pessoa e coordenadora do processo seletivo da Sedec, Fernanda Albuquerque.   

No último dia da 2ª fase também irá acontecer a repescagem para selecionar os 20 participantes que irão viajar para a etapa final, que acontecerá em Joinville no mês de outubro.  

Parceria – Atualmente, 14 alunos da Rede Municipal de João Pessoa estudam na Escola Bolshoi, em Joinville, graças a uma parceria entre a Escola do Teatro Bolshoi e a Prefeitura. Uma parceria que teve início em 2003, durante a primeira gestão do prefeito Cícero Lucena, e retomou em 2021.