Centro Cirúrgico do HM recebe equipamentos de última geração

maio 10, 2024 0 Por

Sheila Faria


Secretaria de Saúde

O Centro Cirúrgico do Hospital Municipal tem dois novos arcos cirúrgicos, equipamentos de última geração que ajudam o trabalho dos médicos e aumentam a segurança dos pacientes. Eles foram comprados pela Prefeitura de São José dos Campos, em um investimento de 630 mil reais.

O arco cirúrgico é um aparelho de raio X de grande porte, em forma de “C”, que é colocado junto à mesa cirúrgica com o objetivo de fazer radiografias dinâmicas da cirurgia, mostrando imagens com alta qualidade e precisão de detalhes, em tela 4K, para facilitar a visualização pelo cirurgião.

Atendimento humanizado

Os arcos são fundamentais em casos de cirurgia ortopédica, neurocirurgia, cirurgia vascular, cirurgia geral e urológica. “Com imagens mais claras e facilidade de visualização pelos médicos, é possível conseguir os melhores resultados para o paciente, inclusive para cirurgias de grande porte e de maior complexibilidade”, afirmou a médica Lais Nunes de Salles Pinheiro, coordenadora da Ortopedia do Hospital Municipal. 

Um exemplo que mostra a importância dos equipamentos acontece em cirurgias de fratura de fêmur em idosos. “Esses aparelhos permitem que haja menos sangramento e menos lesão, o que facilita que o paciente consiga andar no dia seguinte à cirurgia. Isso é humanizar o atendimento e dar autonomia para pacientes com fraturas”, disse a médica.

Médicos e técnicos em radiologia médica começaram a receber treinamento nesta quinta-feira (9) para usar os novos arcos. O treinamento começou cedo e logo entrou na parte prática, em cirurgias ortopédicas.

“Os aparelhos são de fácil manuseio e o treinamento nos mostrou todas as funções. O resultado entregue em qualidade de imagem é muito bom”, disse Janderson Wellington Floriano, técnico em radiologia médica do Hospital Municipal há 16 anos. 

Menos radiação

Segundo a engenheira clínica do HM, Sabrina Barbosa Pinto, os novos arcos trazem um grande avanço para o Centro Cirúrgico, com ganho em tecnologia e proteção de pacientes e equipe, já que possuem dispositivos que reduzem a emissão de radiação. “São equipamentos modernos”, disse Sabrina. 

A Engenharia Clínica do hospital é responsável pela compra e manutenção de mais de 2 mil equipamentos, como tomógrafo, autoclaves, ventiladores pulmonares, entre outros, além de cuidar da rede de gases (oxigênio, nitrogênio, etc). O hospital agora tem 4 arcos cirúrgicos.

Segundo Sabrina, o objetivo da equipe –formada por 15 profissionais– é garantir que o hospital tenha os melhores e mais modernos equipamentos, funcionando nas melhores condições, para garantir sempre o bom atendimento aos pacientes. 

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde