MS é representado em encontro nacional que discute meio ambiente e oportunidades com a COP 30

abril 19, 2024 0 Por

Para aproximar a sociedade da gestão pública, e informar com eficiência sobre os serviços oferecidos, o Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação (FN 2024) é realizado em Belém (PA) com representantes de todos os estados do Brasil.

O Mato Grosso do Sul é representado no evento pelo secretário-executivo de Comunicação do Estado, Frederico Fukagawa Hozano de Souza (Tico), que destacou a relevância do encontro. “É importantíssima a nossa participação nesse Fórum. É uma oportunidade rica de trocar experiências, conhecer outras realidades, evoluir em conhecimento e discutir questões extremamente relevantes na comunicação pública”.

Pela primeira vez um estado amazônico sediou o evento – realizado ontem (18) e hoje (19) –, com programação que contemplou uma série de debates e troca de experiências sobre comunicação pública

Os representantes da área de comunicação, de todas as regiões do País, foram recebidos pelo governador do Pará, Helder Barbalho. “A comunicação pública é fundamental para colaborar com o acesso às ações governamentais e fazer com que os governos sejam capazes de estar sintonizados com os anseios da população. E aqui, com este encontro nacional, é o momento de trocar experiências, bons exemplos para nacionalizar a aplicação de uma comunicação que seja ágil, eficiente e que atinja o seu objetivo”, enfatizou o governador do Pará. 

Nos dois dias de debates foram discutidos assuntos relacionados ao meio ambiente, inteligência artificial, mídias tradicionais e evolução tecnológica, além de oportunidades para o Brasil com a COP 30 – a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025, com estimativa de mais de 40 mil visitantes.

“É um aprendizado, com pessoas que buscam aqui, aprender uma nova experiência. O Fórum é uma troca profissional e cultural. A gente, com certeza, vai sair daqui mais forte, com um conhecimento ainda maior, não só de comunicação, mas também de cultura”, disse André Curvello, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação e secretário de Comunicação do Estado da Bahia.

Um dos destaques do Fórum é a visita à Ilha do Combu, realizada hoje (19) com a presença da vice-governadora Hana Ghassan, que é coordenadora do comitê estadual da COP 30, e vai falar sobre oportunidades para o Brasil, como bioeconomia, turismo e crédito carbono. O evento também tem a participação de representantes da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Ministério Público do Estado do Pará e Tribunal de Contas do Estado do Pará. O superintendente de Jornalismo do Estado, Ludyney Moura, também participou do evento no Pará.

Em setembro do ano passado, o Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, criado em junho de 2023 – durante encontro em Salvador (BA). A participação de Mato Grosso do Sul no Conselho é importante para o aprimoramento constante e troca de experiência entre os gestores, além do fortalecimento de valores como a cidadania.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS, com informações Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Pará
Fotos: Marco Santos – Agência Pará

————————–

Leia mais:

Em encontro nacional, MS discute credibilidade, transparência e combate às fake news 

MS discute desafios da comunicação governamental em encontro nacional