Central do Brasil ganha ponto de vacinação contra a gripe – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

abril 25, 2024 0 Por

O ponto de vacinação está montado no saguão da estação, antes das roletas, para que todas as pessoas possam se vacinar – Edu Kapps/SMS-Rio

A estação de trens da Central do Brasil recebeu, nesta quarta-feira (24/4), um ponto de vacinação (PV) contra a gripe. O PV funcionará também nesta quinta-feira (25/4) e, a partir da próxima semana, passa a ser fixo, toda terça e quinta-feira. O funcionamento é das 8h às 17h. O PV da Central do Brasil tem a parceria da SuperVia e faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para levar a vacina a locais com grande circulação de público, facilitando assim o acesso do carioca à imunização.

– O objetivo dos pontos extras é facilitar a vacinação, levar a vacina para locais onde as pessoas estão e garantir que a população se proteja contra a influenza. O Rio já é a cidade que mais vacinou contra a doença, com quase um milhão de cariocas vacinados. A nossa meta é vacinar dois milhões de pessoas até o final da campanha, e esses pontos em locais de grande circulação de pessoas ajudam muito no aumento da cobertura vacinal – disse o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.

O espaço está montado no saguão da estação, antes das roletas, para que todas as pessoas possam se vacinar, sem a necessidade de pagamento de passagens. O objetivo da ação é aumentar a cobertura vacinal contra a influenza, fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza. Equipes da SMS também vão orientar o público presente sobre a importância de manter o esquema vacinal em dia e tirar dúvidas sobre a imunização.

Maria Eduarda, de 20 anos, aproveitou o PV para garantir a sua dose contra  influenza.

– É  a primeira vez que tomo aqui em um ponto extra. De zero a 10, 100% importante manter a vacinação.

Outra que aproveitou o PV da Central foi a moradora de Ramos Edna Moreira, de 62 anos. Ela ficou sabendo por um amigo que a vacinação estaria na estação e não perdeu tempo.

– Importância total à vacinação. Tomo todo ano. Vacina é vacina, tem que tomar todas.

Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem tomar a vacina da gripe no município do Rio. A vacina contra a gripe segue disponível em todas as 238 unidades de Atenção Primária do município, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e o Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também funciona todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial; e também em alguns pontos de vacinação itinerantes disponibilizados em áreas estratégicas da cidade.

Transportes integrados com a imunização

A Secretaria Municipal de Saúde fez parcerias com as gestoras dos principais meios de transporte para levar a vacina para onde passam os cariocas, facilitando assim o acesso à imunização. Além da Central do Brasil, há também pontos de vacinação em estações do metrô de Botafogo, Triagem, Cantagalo e Colégio, na quarta (24/4) e na quinta (25/4), em parceria com a MetrôRio; no Terminal Intermodal Gentileza, em São Cristóvão, até o dia 26/4; no Aeroporto Santos Dumont; e, na próxima sexta-feira (26/4), na Rodoviária do Rio.

Categoria:

  • 24 de abril de 2024
  • Marcações: Central do Brasil gripe influenza ponto de vacinação saúde vacinação