Serviço de Urologia do Hospital Santa Isabel reúne grupo de pacientes do programa de vasectomia
setembro 18, 2025O Serviço de Urologia do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) reuniu, na tarde desta quarta-feira (17), um grupo de usuários da Rede Municipal de Saúde que está inscrito no programa de planejamento familiar ofertado na unidade para a realização de cirurgias de vasectomia. O HMSI, administrado pela Prefeitura de João Pessoa, é referência no procedimento e os interessados são atendidos por uma equipe multiprofissisonal, composta por urologistas, psicólogos, assistente social e enfermeiros.
Durante uma palestra ministrada pelo urologista Daniel Amorim, que integra o Serviço de Urologia do HMSI, o grupo, formado por 46 homens, recebeu orientações sobre vasectomia, procedimento cada vez mais procurado pela população masculina e considerado um dos métodos de planejamento familiar mais eficazes na prevenção da gravidez.
Na ocasião, o médico falou sobre a cirurgia e tirou dúvidas dos participantes. Ele explicou que a vasectomia é um procedimento cirúrgico simples e rápido, que dura cerca de 30 minutos, conta com anestesia local e não interfere na função sexual.
A palestra contou também com a participação das psicólogas Ana Paula da Silva Farias e Nádia Klecia Ferreira Batista, além da enfermeira Eva Luna. Agora, cada paciente, de forma individual, vai passar por uma consulta com um psicólogo.
Vantagens – A cirurgia de vasectomia tem diversas vantagens para o homem e sua parceira. Além de representar a responsabilização também do homem na anticoncepção e no planejamento reprodutivo, o procedimento é de rápida realização e de recuperação mais simples do que, por exemplo, a laqueadura nas mulheres. A cirurgia dura cerca de 30 minutos e conta com anestesia local e o paciente não precisa ficar internado, tendo alta no mesmo dia.
Dados do Ministério da Saúde apontam, entre as vantagens da vasectomia, a diminuição no uso de contraceptivos que prejudicam a saúde das mulheres, é um método seguro para evitar a gravidez, não afeta o desempenho sexual e é um procedimento ambulatorial de risco menor que a laqueadura.