Hospital Municipal Santa Isabel recebe mais de 160 estagiários de fisioterapia
agosto 23, 2025O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) recebeu esta semana 166 novos estagiários de fisioterapia, que vão atuar na unidade como parte do cronograma do curso de graduação, auxiliando no trabalho e sendo monitorados pela equipe do HMSI. O último grupo foi recebido nesta sexta-feira (22) por profissionais do Centro de Estudos (Ceapes) e pela coordenação de Fisioterapia, que apresentaram as estruturas e diretrizes da instituição, direitos e deveres do estagiário e promoveram uma visita aos setores do hospital.
Isabella Cristina da Silva, que atua na coordenação de fisioterapia do Hospital Santa Isabel, destacou que o estágio faz parte do processo de formação profissional dos estudantes e contribui para o funcionamento do hospital. “A presença dos estagiários é fundamental, pois contribui para ampliar a capacidade da equipe de atendimento, garantindo que um maior número de pacientes receba os cuidados necessários para a recuperação funcional e a prevenção de complicações. Além disso, a experiência hospitalar é crucial para a formação dos futuros profissionais, proporcionando contato direto com a prática clínica real, o desenvolvimento de habilidades técnicas e humanas, e a transição da teoria para a prática, sempre sob a supervisão de profissionais experientes”, ressaltou.
Ela explicou que o serviço de Fisioterapia do Santa Isabel abrange diversas atividades, onde todos os pacientes admitidos passam por uma avaliação inicial criteriosa, a partir da qual são definidos objetivos específicos e elaborado um plano terapêutico, atualizado diariamente conforme a evolução clínica.
“Esse acompanhamento contínuo possibilita um atendimento individualizado e eficaz, favorecendo a recuperação funcional e contribuindo para uma alta hospitalar mais rápida e segura. Além disso, o trabalho do fisioterapeuta hospitalar envolve não apenas avaliação e tratamento, mas também acompanhamento e orientação aos pacientes, familiares e à equipe multiprofissional, assegurando um cuidado integral durante todo o período de internação”, destacou.
Isabella Cristina ressaltou que a fisioterapia atua em diversas áreas do hospital, como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardíaca, na assistência aos pacientes provenientes da hemodinâmica, na UTI pós-operatória, UTI Geral, além da clínica médica e cirúrgica. “Destacamos ainda o Serviço de Cirurgia Bariátrica, no qual a fisioterapia acompanha o paciente desde a admissão até a alta hospitalar, sempre em conjunto com a equipe multiprofissional”, frisou.
Participaram da recepção e aula de integração aos novos residentes a fisioterapeuta Isabella Cristina e as nutricionistas Maja Lima e Danielly Vieira.