Para se vacinar, é necessário um documento de identificação – Edu Kapps / SMS
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) começa a disponibilizar na segunda-feira (19/5) a vacina contra a variante JN.1 da covid-19 para idosos a partir de 80 anos. O imunizante estará disponível em todas as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) do município e no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e no ParkShoppingCampoGrande.
O município do Rio já vacinou os idosos residentes nas Instituições de Longa Permanência (ILPI). Nesta nova etapa, a campanha será voltada para idosos com 80 anos ou mais. Outras faixas etárias serão contempladas nas próximas semanas, de maneira escalonada, conforme o cronograma de envio de doses pelo Ministério da Saúde. A vacina é segura e previne contra a variante mais recente da covid-19 em circulação, a JN.1, reduzindo o risco de internação e mortalidade pela doença.
Além do imunizante contra a covid-19, também é importante tomar as outras vacinas da temporada: contra influenza, febre amarela e sarampo. A campanha da gripe está em curso, devido à sazonalidade da doença, e no município do Rio podem se vacinar todas as pessoas a partir de seis meses de vida. Já quanto ao sarampo e à febre amarela, há casos recentes em cidades e estados vizinhos e as vacinas estão disponíveis para quem nunca tenha tomado os imunizantes ou que atendam a outras condições que serão avaliadas pelo profissional de saúde.