Agência Minas Gerais | Governo de Minas promove formação institucional para alinhar rede estadual antes do início do ano letivo de 2026
fevereiro 3, 2026O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), realizou nesta segunda-feira (2/2) uma formação on-line institucional voltada ao alinhamento da rede estadual de ensino, reunindo os 209 mil servidores da educação antes do início do ano letivo, nesta quarta-feira (4/2).
A transmissão fortaleceu o alinhamento pedagógico da rede, apresentou as principais entregas da SEE/MG, além de novos materiais, diretrizes e orientações gerais que irão nortear o trabalho das escolas ao longo do ano.
A formação foi direcionada a gestores escolares, professores, especialistas da educação básica e demais profissionais da rede, com foco na organização do trabalho pedagógico e no apoio às unidades escolares para o início das aulas.
Durante a transmissão, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ressaltou a importância do planejamento do início do ano letivo de 2026. “É um grande prazer estar com vocês participando desse momento tão especial que é o planejamento do início do ano letivo de 2026. Estou muito feliz com os avanços que tivemos na educação”, declarou.
Durante a transmissão, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, agradeceu aos profissionais da educação da rede estadual e destacou a importância do alinhamento da rede no início do ano letivo. Segundo ele, reunir toda a rede para alinhar caminhos desde o início do ano não é apenas uma formalidade.
“É uma escolha, é estratégia, é respeito com quem está na ponta com vocês. Educação se constrói junto, com diálogo, escuta e responsabilidade, e é assim que o Governo de Minas trata essa pauta, como prioridade”.
O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares, reforçou o caráter estratégico da reunião. “Ao reunirmos a rede antes do início do ano letivo, a SEE/MG reafirma que uma atuação alinhada, com diretrizes claras e foco na aprendizagem, fortalece o trabalho das escolas e potencializa os resultados educacionais”.
Alinhamento pedagógico e foco na aprendizagem
Durante a formação, foram aprofundadas as diretrizes de recomposição das aprendizagens e de priorização curricular, temas centrais para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem na rede estadual em 2026. A proposta é garantir clareza técnica e pedagógica para gestores, professores e equipes escolares, assegurando uma implementação consistente das orientações da Secretaria de Educação no cotidiano das escolas.
Outro ponto de destaque foi a apresentação da organização curricular por trimestralidade, que passa a orientar o planejamento pedagógico e a avaliação dos estudantes da rede estadual. No ano letivo de 2026, a avaliação será estruturada em três trimestres, com a seguinte distribuição de pontuação: 30 pontos no primeiro trimestre, 30 no segundo e 40 no terceiro.
A programação também abordou as matrizes curriculares, os planos de curso com foco na priorização curricular, especialmente em língua portuguesa e matemática, as ações de intervenção pedagógica, os materiais e ferramentas disponibilizados à rede, além das diretrizes para a avaliação educacional em 2026, incluindo alfabetização, testes de fluência, avaliação diagnóstica e avaliação trimestral da rede.
