Agência Minas Gerais | Estado amplia a disponibilidade de cursos de qualificação no Vale do Jequitinhonha
fevereiro 9, 2026O Governo de Minas ampliou a disponibilidade de cursos gratuitos de qualificação profissional no Vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas, reforçando a estratégia de formação de mão de obra alinhada às demandas produtivas da região.
Como parte das ações do Projeto Vale do Lítio, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) , o programa Minas Forma, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG), priorizou a abertura de novas turmas de qualificação profissional em municípios do Vale do Jequitinhonha.
Ao todo, estão previstas 460 vagas para os municípios das regiões, sendo 121 vagas já ofertadas em cursos de formação inicial e continuada (FIC), e 339 vagas programadas ao longo de 2026, incluindo cursos na área de comércio, cultura e turismo.
As inscrições estão abertas até 18/2 para os cursos de Soldador e Eletricista Industrial em Araçuaí, Manutentor de Máquinas Industriais em Itinga, Soldador em Virgem da Lapa e Eletricista Predial em Turmalina.
“O Vale do Jequitinhonha ocupa um lugar central no futuro de Minas Gerais e do Brasil na transição energética, e esse desenvolvimento precisa chegar às pessoas da região. Os cursos do Minas Forma são de curta duração, objetivos e pensados para viabilizar uma inserção mais rápida no mercado. Cada curso foi escolhido com cuidado, alinhado às demandas reais do território e a uma economia mais sustentável, que gera emprego, renda e transformação social”, destaca o Subsecretário de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda da Sedese, Arthur Campos.
“Estamos conectando qualificação profissional com as oportunidades reais que estão surgindo no Vale do Jequitinhonha. O projeto Vale do Lítio é também formação de pessoas, geração de oportunidades e retenção de talentos. É assim que transformamos desenvolvimento econômico em desenvolvimento social, com inclusão, renda e futuro para quem vive no território”, destaca o secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Frederico Amaral.
Inscrições
As aulas serão ofertadas no turno noturno, com previsão de início em 24/2. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo.
As inscrições devem ser realizadas por meio dos links abaixo:
Qualificação profissional
A iniciativa busca atender o incremento no desenvolvimento econômico local em decorrência do crescimento da atividade minerária e industrial ligada à cadeia do lítio, bem como ao aumento geral de demanda por profissionais qualificados, especialmente nos setores em alta, como os serviços.
Além do Minas Forma, a estratégia do governo reúne ações do Trilhas do Futuro, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), e do Mapa Mineiro de Qualificação Profissional, coordenado pela Sede-MG, iniciativas que visam a geração de oportunidades, aumento da empregabilidade, atendimento das demandas do mercado e retenção de talentos locais.
Demandas do mercado de trabalho
A definição da oferta de cursos de qualificação profissional em Minas Gerais é orientada pelo Mapa Mineiro de Qualificação Profissional, instrumento estratégico que conecta diretamente às necessidades do setor produtivo à formação da população.
Até o próximo dia 18/2, empresas e instituições interessadas em participar do mapeamento podem enviar suas contribuições por meio do formulário.
A partir das informações coletadas diretamente junto às empresas e entidades representativas, são definidos os cursos ofertados pelos programas Trilhas de Futuro e Minas Forma, assegurando maior aderência entre qualificação profissional, empregabilidade e desenvolvimento econômico.
