Cícero Lucena projeta entrega da 1ª etapa do Parque da Cidade e inspeciona obras da Ponte do Cuiá
junho 26, 2025A Prefeitura de João Pessoa segue avançando na construção do Parque da Cidade, em uma área de 22 hectares localizada no bairro Aeroclube. Nesta quinta-feira (26), o prefeito Cícero Lucena se reuniu com o vice-prefeito Leo Bezerra e uma equipe de secretários envolvidos na obra, projetando a entrega da primeira etapa em um ano. O gestor da Capital também aproveitou para inspecionar o andamento das obras da Ponte do Rio Cuiá, que ligará os bairros Valentina e Mangabeira.
No Parque da Cidade, os trabalhos avançam em duas frentes: pavimentação e início da construção da área de estacionamento. As obras também incluem a drenagem das vias de acesso — três ruas que servirão como entrada para o parque, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana no entorno.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a construção de um túnel no cruzamento do Retão de Manaíra terá início em outubro. O projeto completo do Parque da Cidade, incluindo todas as suas etapas, deverá ser concluído em um prazo de dois a três anos. Cícero Lucena também informou que está finalizando os projetos executivos, que foram apresentados pela construtora e estão sendo avaliados pela equipe técnica da Seinfra.
“Algumas obras já foram retomadas para que possamos cumprir o cronograma inicialmente previsto e compensar o tempo em que a obra ficou paralisada. Assim, poderemos entregar esse benefício à população de João Pessoa o mais rápido possível. As vias, o sistema viário, também já foram iniciados, o que vai possibilitar uma melhor mobilidade não só para quem vem ao parque, mas para todo o bairro e região”, projetou o prefeito.
Além do projeto viário – uma parte já executado, que ampliou faixas e criou uma rotatória na área externa, o Parque da Cidade também terá diversos equipamentos: três lagos, pistas de caminhada, teatro de arena, área administrativa, segurança, iluminação — tudo isso cercado por muita vegetação, com flora e fauna nativas. “Também estamos com várias frentes nas ruas de acesso ao espaço. Estamos também começando uma praça, que dará acesso à entrada do parque E agora é uma sequência, que só tende a aumentar”, projetou o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão.
Mais de duas mil árvores – O Parque da Cidade é uma grande obra de infraestrutura, mobilidade urbana e meio ambiente. O plantio de árvores e o reflorestamento estão dentro do projeto, segundo informou o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira. “O ambiente de vivência da fauna local também, então a gente vê essa evolução acontecendo e a gente fica muito feliz. Só tem a ganhar o meio ambiente, a natureza, a vizinhança em toda a cidade de João Pessoa”, detalhou o secretário.
Ponte do Rio Cuiá – Os trabalhos envolvem a construção dos acessos rodoviários, a implantação das novas margens do Rio Cuiá, e a execução das estacas para, em seguida, iniciar a construção da superestrutura, que compreende os pilares e o tabuleiro da ponte, que terá um vão livre de 40 metros e quatro faixas de tráfego. “Essa intervenção permitirá a duplicação da capacidade de tráfego, com a implantação de duas pistas duplas”, detalhou o prefeito.