Agência Minas Gerais | 18ª Região Integrada de Segurança Pública, com sede em Poços de Caldas, terá imóvel para trabalhos conjuntos presenciais

junho 17, 2025 Off Por admin1

Os moradores de Poços de Caldas poderão contar com o funcionamento de uma sede física da 18ª Região Integrada de Segurança Pública. Nesta segunda-feira (16/6), foi realizada a assinatura simbólica da cessão de um prédio de três andares, da Prefeitura de Poços de Caldas, à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em uma reunião na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

A proximidade física entre os servidores vai proporcionar mais eficiência e agilidade na solução de problemas e ocorrências de segurança pública local. As polícias Militar, Civil e Penal, o Corpo e Bombeiros Militar e, ainda, a Guarda Civil Municipal de Poços de Caldas vão compartilhar o mesmo espaço. Haverá uma consolidação dos trabalhos já existentes de troca de informações.

A superintendente de Gestão Integrada de Fundos e Ativos, Alice Loyola, da Subsecretaria de Integração da Segurança Pública (Suint) destaca que as atividades das forças de Segurança Pública, em um único local, vão significar, também, uma economia para o Estado, já que o prédio foi cedido sem custos. Segundo ela serão instalados vídeo e divisórias para a organização das salas, com uma logística adequada para cada instituição. 

Consolidação

O prédio tem condições de comportar cerca de 100 profissionais da segurança pública. Como cada instituição tem um cronograma de funcionamento, o prédio será adaptado para funcionar 24 horas, caso seja necessário. A expectativa é que as obras sejam concluídas em meados de outubro, para que o espaço seja inaugurado. 

Para o prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney de Castro Júnior, a integração das forças de Segurança Pública já acontece, mas agora terá muito mais eficiência. Ele conta que a cidade já possui uma central de monitoramento da Guarda Civil Municipal funcionando neste prédio e valia que, com a nova sede, a presença das polícias e do Corpo de Bombeiros em um só local, o cidadão terá um atendimento muito mais rápido.