ICV abre programação do mês da segurança do paciente com ação sobre comunicação efetiva
abril 3, 2025O Instituto Cândida Vargas (ICV), da rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, deu início, nesta quarta-feira (2), à programação especial do mês da segurança do paciente com uma ação sobre comunicação efetiva no ambiente hospitalar. A abertura oficial aconteceu no auditório da unidade, com a palestra ‘Comunicação efetiva na Segurança do Paciente: reduzindo riscos e salvando vidas’, ministrada pelo enfermeiro Joabson Araújo, coordenador do centro obstétrico do ICV.
O momento reuniu profissionais de diversos setores da maternidade e reforçou a importância da troca de informações objetivas e seguras entre os profissionais de saúde e também com os pacientes e acompanhantes. “Nosso objetivo com esse tema é justamente melhorar a comunicação entre os profissionais e com os nossos pacientes. Uma comunicação efetiva no ambiente hospitalar significa mais segurança, menos riscos e um cuidado mais assertivo. Cada informação bem passada pode representar uma vida preservada”, destacou o palestrante.
O diretor administrativo do Instituto Cândida Vargas, Marcelo Melo, disse que iniciativas como essa fortalecem o compromisso do ICV com a qualidade e a linha de cuidados na assistência, garantindo, assim, segurança aos pacientes. “Investir em capacitação e sensibilização da equipe é fundamental para promover uma cultura organizacional mais segura, colaborativa e centrada no cuidado humanizado. Estamos muito felizes em ver o engajamento dos profissionais já neste primeiro dia da programação”, disse.
A atividade faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Segurança do Paciente, celebrado em 1º de abril, que este ano traz como tema ‘Mais acesso e cuidado integrado: qualidade em toda jornada’. A proposta é estimular reflexões e ações práticas que promovam um atendimento cada vez mais seguro, humano e eficiente.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do ICV, Daisy Albuquerque, a programação foi pensada para envolver a equipe e reforçar os protocolos de segurança. “Começamos hoje com um tema essencial, que é a base de todos os outros: a comunicação. E ao longo do mês vamos trabalhar outras práticas que são fundamentais para garantir a segurança do paciente em todas as etapas da assistência”, afirmou.
Geane Gomes, digitadora da epidemiologia, participou da atividade e destacou a importância dos conhecimentos adquiridos para colocar em prática dentro da maternidade. “Foi uma tarde de muita aprendizagem e interações com os colegas do ICV. A palestra sobre segurança do paciente foi enriquecedora. Pude aprender bastante e também compartilhar experiências importantes para o nosso dia a dia”, disse.
Além da palestra de abertura, o ICV vai realizar, ao longo do mês, outras atividades educativas e interativas, abertas a todos os profissionais da unidade.
Confira a programação:
8/04 – Hall do Alojamento II, às 14h
Identificação segura do paciente
16/04 – Hall do Alojamento II, às 14h
Como evitar erros na administração de medicamentos
23/04 – Hall em frente ao Centro Cirúrgico, às 14h
Checklist de cirurgia segura: uma lista que salva vidas
30/04 – Hall do Alojamento II, às 14h
As seis metas de segurança do paciente – jogo interativo