Agentes do programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública (Seop), prenderam três homens entre segunda-feira (4/11) e a madrugada desta terça-feira (5/11). Na primeira ocorrência, na segunda, eles prenderam um homem por possuir um mandado de prisão em aberto por crime de corrupção de menores e por roubo. A equipe estava em patrulhamento no corredor Transoeste, na estação Cajueiros, quando percebeu um indivíduo praticando calote e entrando pela lateral da estação. De imediato, os agentes abordaram o suspeito e, após verificação, constataram sua pendências judiciais. A ocorrência foi registrada na 36ª DP, na Taquara.
Pouco mais tarde, uma outra equipe que realizava o patrulhamento próximo à estação Américas Park identificou um homem furtando cerca de 60 metros de cabos elétricos subterrâneos. Ao realizarem a abordagem, além do material do furto, também foram encontrados um alicate e uma chave de fenda. O indivíduo assumiu que venderia o material. A ocorrência foi registrada na 16ª DP, e o homem ficou preso em flagrante.
Já na madrugada desta terça-feira, os agentes do BRT Seguro foram acionados pelo Centro de Controle Operacional da Mobi-Rio devido a um furto de extintor de incêndio na estação Cardoso Moraes, no corredor Transcarioca. A equipe acompanhou o deslocamento do suspeito, que foi capturado na estação Santa Luzia, e o extintor recuperado. A ocorrência foi registrada na 21ª DP, em Higienópolis.
Desde o início do programa BRT Seguro, em junho de 2021, já foram realizadas 3.855 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Também foram aplicadas 19.107 infrações por calote e 14.206 infrações de trânsito.