Rio recebe primeira edição de evento internacional sobre futuro da regulação financeira – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

julho 6, 2024 Off Por

O Museu do Amanhã vai ser um dos locais do primeiro evento internacional sobre o futuro da regulação financeira, o FoT – Prefeitura do Rio

O município do Rio de Janeiro será palco da primeira edição do Finance of Tomorrow (FoT), evento internacional sobre o cenário atual e o futuro da regulação financeira na América Latina e Caribe. O Museu do Amanhã e o Porto Maravalley, ambos na Porto Maravilha, na Zona Portuária da cidade,  vão receber, entre os dias 12 e 14 de agosto, os principais reguladores da região, representantes de fintechs, bancos centrais e líderes privados financeiros e de políticas públicas para discutir a transformação do setor.

Serão pelo menos 60 palestrantes brasileiros e estrangeiros, entre eles Otávio Damaso, diretor de Regulação do Banco Central, e João Pedro Nascimento, presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). São aguardados 400 visitantes participantes durante os três dias de palestras.

A Invest.Rio, agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio, e o Banco Central são apoiadores institucionais do FoT, que também integra o calendário de eventos paralelos do G20.

O Rio de Janeiro tem adotado medidas para atrair empresas, eventos e investimentos internacionais, consolidando a imagem da cidade como referência não apenas em turismo, mas também em negócios para toda a América Latina.

– Ter mais um evento de peso como esse na cidade faz parte da estratégia que adotamos lá atrás para que o Rio voltasse a ser a vitrine do Brasil, sobretudo no campo de negócios, com o Porto Maravilha como um dos símbolos dessa transformação. O Rio tem uma parte importante da força econômica do Brasil, além de ser o coração e a porta de entrada do país. Exemplo disso foi a recente lei que aprovamos com incentivos para que a Bolsa de Valores volte a operar na cidade. Tenho certeza, além de destino turístico, o Rio tem todas as condições de atrair grandes investidores e se tornar o melhor lugar para se fazer negócios no país – destacou o prefeito Eduardo Paes.

Além deles, o FoT recebe também o apoio de organizações e entidades como Zetta, Febraban, Deep ESG e Monashees, além da embaixada do Reino Unido no Brasil.

Mais de 20 sessões e painéis vão debater temas como inclusão financeira, tokenização, mercados de carbono, inteligência artificial, investimentos para impactos em mudanças climáticas, lei de privacidade e regulamentação do setor financeiro, identidade digital e direitos de dados do cliente, combate ao crime financeiro, entre outros assuntos. Mais informações podem ser encontradas no site oficial da FoT.

Para o executivo brasileiro Marco Araújo, um dos diretores da consultoria britânica Potion Global, organizadora e idealizadora do evento no Rio, o FoT é uma oportunidade inédita de debate com especialistas renomados para que a América Latina continue desenvolvendo um ecossistema financeiro digital transparente, justo e inclusivo.

O grupo foi fundado por Gavin Littlejohn, responsável pela implementação do open banking no Reino Unido. Ele também vai palestrar durante o FoT.

 – O Finance of Tomorrow é um momento único para aprendermos, trocarmos experiências e perspectivas sobre a regulação financeira, além de avançarmos com ideias em busca de soluções para as transformações que estamos vivenciando – disse Gavin Littlejohn.

A consultoria tem como sócia também a brasileira Bianca Lopes, investidora internacional, empreendedora, economista e tecnóloga. Bianca trabalhou para muitas organizações em todo o mundo, incluindo Visa, HSBC e, mais recentemente, o Banco Central do Brasil.

 

Categoria:

  • 5 de julho de 2024
  • Marcações: financas investimentos Museu de Arte do Rio Porto Maravalley Porto Maravilha Zona Portuária