julho começa com frio em MS e temperatura sobe ao longo da semana – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

julho 1, 2024 Off Por

As temperaturas vão subindo aos poucos durante os primeiros dias de julho em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) neste começo de mês são esperadas mínimas entre 5ºC e 10ºC com destaque para as regiões Sul e Sudeste.

O tempo firme segue com sol e variação de nebulosidade por conta de uma massa de ar frio e seco que começa a se afastar durante a semana. Assim as temperaturas sobem gradativamente chegando aos 34ºC, principalmente na quarta e na quinta-feira com destaque para as regiões Norte, Bolsão e Pantaneira.

Na segunda-feira (1) a previsão indica tempo firme com sol e variação de nebulosidade em grande parte do Estado. Previsão de temperaturas entre 5ºC e 24ºC para as regiões Sul e Sudeste.

No Pantanal e no Sudoeste espera-se variação entre 10ºC e 27ºC. Nas regiões Norte, Leste e Bolsão os termômetros devem marcar de 14ºC a 30ºC. Campo Grande terá mínimas entre 3ºC e 15ºC e máximas de 24ºC a 26ºC.

A umidade relativa do ar segue entre 25% e 35%, abaixo do considerado ideal pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que gira em torno de 60%. Os ventos atuam entre o Leste e o Sul com valores ente 30 km/h e 50 km/h. Pontualmente podem ocorrer rajadas de vento acima desta velocidade.

Entre terça-feira (2) e quinta (4) a meteorologia indica tempo estável com sol e poucas nuvens. As temperaturas devem ficar entre 12ºC e 32ºC nas regiões Sul e Sudeste.

Nas regiões Pantaneira e Sudoeste os termômetros registram de 16ºC a 34ºC. Para as cidades do Norte, Leste e do Bolsão espera-se uma variação de 15ºC a 34ºC. Em Campo Grande as temperaturas variam entre 17ºC e 31ºC.

O tempo fica ainda mais seco com a umidade relativa do ar entre 15% a 30%. Os ventos atuam do Leste ao Norte com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. Pontualmente podem ocorrer rajadas mais fortes.

Danielly Escher, Comunicação Governo de MS
Foto: Bruno Rezende