Agência Minas Gerais | Estado incinera mais de 1,5 mil materiais utilizados em crimes ambientais

julho 5, 2024 Off Por

Materiais apreendidos por meio de ações fiscalizatórias feitas por equipes da Polícia Militar de Meio Ambiente e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Unidade Regional de Fiscalização Central, foram destruídos no fim de junho. Ao todo, mais de 1,5 mil materiais como redes e tarrafas de pesca foram incinerados.

Semad / Divulgação

Desta forma, a ação garante que varas, iscas e armadilhas, por exemplo, não voltem a ser utilizados irregularmente, garantindo maior controle ambiental. Vale ressaltar que os materiais só foram destruídos após os autos de infração atrelados a eles transitarem em julgado e decretado o perdimento de bens.

“Ações como esta são de suma importância para a gestão e organização da unidade, mas também para alertar a sociedade quanto ao uso irregular de apetrechos que causam danos ambientais”, afirmou a chefe da Unidade Regional de Fiscalização Central Metropolitana, Ana Carolina Silva.

 

Transparência

O Governo de Minas, por meio da Semad, disponibiliza diversos canais de denúncias ambientais e conta com o apoio da sociedade para monitorar e denunciar práticas evidentes ou suspeitas de irregularidades.

A denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental pode ser feita pelo LigMinas (ligue 155- opção 7) ou por meio deste link.