Projeto de aluna do IFSP é vencedor do Desafio Led  – IFSP

junho 28, 2024 Off Por

Evento da Globo celebra ideias inovadoras na área da educação 

A demanda foi identificada no fim do ensino fundamental, e a ideia do projeto começou a ganhar corpo no ensino médio. No entanto, foi no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas que Nathália Peixoto começou a colocar em prática o SmartVideosEdu: Sistema Personalizado de Recomendação de Vídeos Educacionais. 

Nathália é anunciada vencedora do Desafio LEDA aluna do Campus Hortolândia do IFSP conta que há tempos busca na Internet vídeos para complementar o aprendizado em sala de aula. “Percebi que passava mais tempo procurando os vídeos adequados para mim do que de fato estudando por meio deles. Foi quando surgiu o sonho de ter uma curadoria personalizada de vídeos feita pelos professores”, relata.  

Não obstante, quando ingressou no IFSP, para o curso Técnico em Automação Industrial integrado ao ensino médio, Nathália se deparou com uma metodologia de ensino diferente, na qual os próprios professores levavam um ou dois vídeos por aula para complementar os conhecimentos teóricos. “Era muito bacana, eu gostei muito, mas ainda não era suficiente para mim”.  

Quando ingressou no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, também no Campus Hortolândia do IFSP, a estudante entendeu que “os algoritmos de Inteligência Artificial (IA) seriam meus parceiros para o desenvolvimento da minha ideia”. Parte dela foi desenvolvida como trabalho de conclusão de curso, orientado pelo professor Carlos Roberto. “Começamos a exploração da base de dados, do aprendizado com base em padrões”.  

Nathália (no meio) junto aos demais finalistas do Desafio LED 2024Nathália enxergou no anúncio na TV sobre o Desafio Led, promovido pela Globo e Fundação Roberto Marinho, a possibilidade de prosseguir com seu projeto. A participação em oficinas e workshops por meio do desafio deu asas ao sonho, que foi se estruturando cada vez mais. 

Assim, entre os 2.400 inscritos, ela se viu entre os 80 projetos selecionados. Logo, estava entre os 40 trabalhos escolhidos até chegar aos cinco finalistas, que ganharam passagem e hospedagem para se apresentarem no Festival Led, realizado no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio, no Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de junho. “Na última etapa da seleção, eu fui informada por vídeo. Era um sábado. Eu estava na casa da minha avó com minha família. Eu não sou capaz de colocar em palavras o que senti, eu gritei de alegria, estou extasiada até agora”.  

Os dias na capital carioca foram de muita troca de experiência entre os cinco finalistas. “Eu me senti realizada. Foi muito legal apresentar meu projeto e as pessoas abraçarem minha ideia”. O anúncio da grande vencedora foi feito pelo apresentador Marcos Mion: “eu fiquei radiante, extremamente feliz com o rumo que tudo tomou”, comemora.  

A família, avalia a estudante, foi o pilar da grande conquista. E o noivo, Filipe Luis Gonçalves, aluno do Campus Campinas do IFSP, foi o maior colaborador do projeto. “Ele foi meu ouvinte, me ajudou nos discursos. E, por ter a visão técnica, foi o diferencial”.  

Como prêmio do desafio, Nathália recebeu 85 mil reais, valor que será investido no aprimoramento do projeto que, apesar de encaminhado, precisa ainda ter o refinamento do algoritmo de Inteligência Artificial, além de outros tipos de suporte técnico, como a parte jurídica, para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, visando à proteção dos usuários. “Como estudante de tecnologia de uma Instituição vista com tanta seriedade, não poderia prosseguir de outra maneira”. 

A grande vencedora do Desafio Led 2024 planeja continuar estudando IA no IFSP em um curso de mestrado, assim que entregar seu trabalho de conclusão do curso de graduação. “Pretendo continuar minha carreira acadêmica dentro do Instituto Federal. Gosto bastante do método de ensino, dos professores, de toda a rede de suporte que oferece”, finaliza.  

Desafio LED 

O “Desafio LED Me dá uma luz aí!” faz parte do Movimento LED Luz na Educação, uma iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho que visa acelerar a chegada do futuro da educação para todos no Brasil. 

O Festival LED, realizado nos dias 21 e 22 de junho, no Rio de Janeiro, é um grande encontro de especialistas, educadores, estudantes, artistas e representantes da sociedade civil que fazem parte de um movimento que promove reflexões sobre os desafios, oportunidades e transformações da educação brasileira, o evento é totalmente gratuito, sendo uma realização da Globo e da Fundação Roberto Marinho, em parceria com a Editora Globo.