Lançamento dos patinetes elétricos agita Festa da Bondade

junho 29, 2024 Off Por

Neste sábado (29) do último dia da Festa da Bondade, promovida pela Prefeitura em parceria com o Fundo Social, os visitantes desfrutaram de boa comida, música, diversão e também puderam participar do lançamento dos patinetes elétricos compartilhados, nova modalidade de transporte na cidade.

O evento, que marcou o encerramento das celebrações juninas, ocorreu na Praça Afonso Pena, localizada no centro de São José dos Campos.

Nova modalidade de transporte

A empresa Easyjet Mobilidade Ltda passa a oferecer o serviço de aluguel de patinetes elétricos compartilhados na cidade, utilizando um sistema sem estações fixas. O credenciamento tem validade de um ano. Uma portaria foi publicada pela Prefeitura. 

A iniciativa da empresa a visa iniciar o serviço com aproximadamente 250 equipamentos, não apenas para o entretenimento, mas também como uma alternativa prática de transporte para a locomoção diária dos cidadãos.

Os patinetes são elétricos, alcançam até 20 km/h, suportam até 120 quilos, são ecologicamente corretos e não ocupam vagas de estacionamento, podendo ser usados tanto para deslocamentos curtos quanto longos. Equipados com indicadores de velocidade e luzes dianteiras e traseiras, têm autonomia para percorrer até 35 quilômetros.

Wellington Nascimento levou os filhos: Cassiano, 10 anos, Daniel, 9 anos, para dar uma volta de patinete. As crianças ficaram encantadas.

“Eu amei e quero andar de novo!”, exclamou Daniel, com um sorriso imenso.

Pai e filhos conheceram e aprovaram a novidade | Foto: PMSJC

Isabella Paiva, 18 anos, é moradora da região leste, trabalha no centro e aproveitou o período de descanso na tarde deste sábado para experimentar a novidade.

“Eu amei, no começo achei que não conseguiria andar, mas é bem tranquilo e a sensação é muito boa”, afirmou. 

A munícipe Isabella conheceu os patinetes e elogiou a facilidade do uso  | Foto: PMSJC

Circulação

Inicialmente, os patinetes compartilhados estarão disponíveis nas praças e vias públicas das regiões sul e oeste da cidade, mediante autorização da Prefeitura. A circulação é permitida em calçadas, com velocidade máxima de 6 km/h, e em ciclovias, com velocidade de até 20 km/h.

Para utilizar é necessário baixar gratuitamente o aplicativo da Jet, disponível para Android e iOS. O serviço estará disponível 24 horas por dia e é tarifado pela empresa.