Confira a programação gratuita do Jardim Botânico de Sorocaba para o segundo semestre deste ano – Agência de Notícias

junho 26, 2024 Off Por



26 de junho de 2024

17:15

Por: Mariana Campos

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” vai oferecer uma série de atividades de Educação Ambiental, no segundo semestre deste ano, voltada às pessoas de todas as idades, como visitas monitoradas, Clube de Jardinagem, encontros do Circulo Orquidófilo Sorocabano (COS) e projeto Bosque de Leitura, além de cursos gratuitos.

Inaugurado em 15 de março de 2014, o Jardim Botânico é administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e tem como principal objetivo proteger e preservar as espécies locais e regionais da flora, além de servir ao lazer, cultura, pesquisas acadêmicas e educação ambiental.

A Visita Monitorada “Conhecendo os Irmãos Villas-Bôas e os povos indígenas, os guardiões da natureza” ocorrerá às quintas-feiras, das 9h às 11h, entre agosto e novembro, e é voltada a pessoas a partir de 7 anos, de grupos escolares ou da comunidade em geral, mediante agendamento prévio pelo e-mail: [email protected].

Na atividade guiada, será apresentada a história dos Irmãos Villas-Bôas – importantes indigenistas que dão nome ao Jardim Botânico de Sorocaba, devido à sua contribuição para proteção e valorização dos povos indígenas. Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecer elementos da cultura indígena, com o objetivo de refletir sobre diferenças culturais e a importância desses povos para a conservação da biodiversidade.

Já o Clube de Jardinagem se reunirá novamente, a partir de agosto, sempre às quartas-feiras, das 8h30 às 11h. O grupo, voltado ao público a partir de 18 anos de idade, reúne-se semanalmente, propiciando a aprendizagem e a troca de experiências sobre a prática da jardinagem. Nos encontros, há formações teóricas e práticas, além de visitas técnicas. Para participar não é necessário se inscrever antecipadamente.

Outra opção às famílias sorocabanas é o projeto “Bosque de Leitura”, que ocorre todo primeiro sábado do mês, das 9h às 12h, que oferece ao público acesso ao acervo de livros das bibliotecas dos parques ecológicos e do Jardim Botânico, estimulando a prática da leitura e, ao mesmo tempo, oferecendo mais uma opção de lazer e de contemplação da natureza. As obras são distribuídas em um espaço sombreado, onde estão disponíveis também redes e bancos, para que os visitantes possam fazer a leitura no local.

Para quem gosta de orquídeas, é possível frequentar as reuniões do Círculo Orquidófilo Sorocabano, uma entidade sem fins lucrativos, que se dedica à divulgação e à conservação das orquídeas. Desde 2014, o grupo realiza suas reuniões mensais no Jardim Botânico de Sorocaba, sempre no terceiro domingo do mês, das 9h às 12h, com palestras e formações sobre o cultivo dessas plantas. A reunião é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Por fim, o Jardim Botânico de Sorocaba sediará cursos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP), por meio de parceria entre a Sema e o Sindicato Rural de Sorocaba, voltado à capacitação e geração de renda. De 16 a 20 de setembro, ocorrerá o curso de Artesanato em Bambu. Em outubro, entre os dias 14 a 19, será realizado o curso Artesanato em Macramê (com fios variados). E em novembro, em data a definir, terá o curso de Jardinagem. Todos os cursos têm vagas limitadas. Mais informações e inscrições pelo e-mail: [email protected].

O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.